Atenção: esta publicação é uma visão geral e superficial sobre o assunto.
O Node.js é uma plataforma construída sobre a engine de JavaScript do Google Chrome (V8), para construção de aplicações, escaláveis e de rápido desenvolvimento. Utiliza um modelo baseado em eventos e I/O não bloqueantes, o que torna o Node.js leve e eficiente, perfeito para aplicações com grande volume de informações e real-time, que são acessadas por diversos tipos de dispositívos.
Pessoalmente, conheci, ou mais precisamente, ouvi falar sobre o Node.js, que era JavaScript executando no servidor. Um caso de uso, a rede social Geekli.st (sobre), foi construída utilizando o Node.js.
Mas a minha motivação, que me fez utilizar o Node.js, foi a possibilidade de executar códigos JavaScript, sem a necessidade e utilizar um Web Browser, o que me facilitaria os testes e estudos da linguagem JavaScript.
Uma visão de alto nível sobre o que é o Node.js, segundo o que compreendi:
- É o V8 (Google Chrome JavaScript Runtime), que executa o JavaScript
- Possui uma camada de código C++ que realiza a comunicação entre o V8 e o hardware
- Disponibiliza um conjunto grande de bibliotecas para o desenvolvimento de aplicações (API Docs)
(Fonte)
Nas versões mais recentes do Node.js (v0.6+), disponíveis para download, nos pacotes de instalação, o Node.js vem acompanhado pelo NPM – Node Packaged Modules (comando via terminal : npm), código no GitHub.
O NPM é um gerenciador de dependências para aplicações em Node.js, os quais são instalados no sub-diretório /node_modules do diretório da aplicação, ou esta dependência pode ser instalada como global, por exemplo: npm install express -g
Atualmente o NPM conta com mais de 17 mil pacotes disponíveis.
Fato interessante sobre o Node.js no Windows
A Microsoft fez uma parceria com a Joyent na metade de 2011, tendo como objetivo portar o Node.js para Windows, com o máximo de performance. Sendo assim, os executável node.exe e funcionamento na plataforma Windows, Windows Server e Windows Azure (Getting Started), possuem o suporte da própria Microsoft. (fonte da informação)
Joyent – empresa que mantem e atualiza o código do Node.js no GitHub
Meus testes com Node.js : GitHub / lab-nodejs
Material interessante para quem está começando:
Links que tenho catalogado sobre Node.js : delicious.com/erko.bridee
Ferramenta de Desenvolvimento: estou utilizando o Sublime Text 2 e o plugin para Node.js
Pingback: Utilizando o Node.js em um Windows XP sem Administrador - redeRIA | Agregador de noticias, artigos, tutoriais Flex, Flash, JavaFX, AJAX e Rich internet applications em geral!()