Mac e um incrível Kernel Panic no update do Thunderbolt

terça-feira, 12/06/2012 11:00 pm  

Eis que hoje (12/06/2012), sai um update para o Mac OS X Lion e como de costume mandei atualizar sem olhar os itens, ao termino da instalação aparece uma mensagem de que ocorreu um erro inesperado e fica nisso, então vamos tentar reiniciar o Mac na marra, a grande surpressa, me deparei com um Kernel Panic no Mac…

Eu havia visto os tuites do @jandersonfc [tuite] sobre o caso, mas como não havia lido direto não reparei qual foi a causa. No caso foi exatamente a mesma que a causa do meu problema. Atualização do firmware referente ao Thunderbolt

Primeira reação ao ver a mensagem: 

Putz, já era o HD, perdi tudo…

Será que tem uma assistência têcnica aonde?

 

Depois dessas perguntas, conversando com o Janderson que também teve o mesmo problema, hora de procurar respostas, ou saber quantos mais estavam tento o mesmo problema…

Google, o que você me diz sobre o caso?

Durante a manhã, nada relevante nos resultados das buscas…

O Janderson teve a idéias de tentar ver na área de suporte dos usuário no site da Apple e ver se tinha algo do assunto lá. Resultado, alguns já haviam relatado o problema. Olhando a área: 

Apple Support Communities > Mac OS & System Software > Mac OS X v10.7 Lion

Eis que haviam relatos referente ao caso:

Lion update today crashed MacBook Pro

How do i fix my kernel panic

None of the updates could be installed. Kernel panic

Em um desses 3 tópicos achei um link em uma resposta apontando para um artigo escrito no site da Cnet.com:

Thunderbolt Update plaguing MacBook Pros with kernel panics

Das 3 dicas sugeridas no post, a primeira não funcionou, não acessou o modo de segurança, a segunda restaurar a partir de um backup, também não foi viável, pois não tinha um backup disponível, então me sobrou ir para reinstalação do Lion.

 

Fiz como sugerido, porém na seguinte ordem:

1 – reiniciei o mac, e ao ligar segurei as teclas: Command + R, para carregar a partição de recuperação

2 – antes de pensar em instalar novamente, melhor garantir que o HD não foi perdido de vez, então acessei a funcionalidade de reparo de HD e realizei os reparos disponíveis

3 – selecionei a opçõa para reinstalar o Mac OS X Lion (segundo dito, a reinstalação do OS sobre a atual não perderia os dados). Para a instalação por esta opção será necessária uma conexão ativa com a internet e autenticação com login e senha na Apple Store (se você já comprou, só colocar seu login e senha que não será cobrado novamente para que seja efetuado a instalação)

4 – dependendo da velocidade da internet, o download do Lion vai demorar um pouco (no meu caso 4 hrs e quebrado), terminado o download, é realizado a instalação, o que leva mais algum tempo

5 – finalizado a instalação, o Lion irá iniciar após o Mac ter sido reiniciado, e todos os dados/arquivos estarão aonde estavam (ao menos comigo foi assim). Como o Lion foi reinstalado, será logo de caro solicitado a atualização do Java.

 

Estou escrevendo este post do Mac após ter reinstalado o Lion, ainda não verifiquei se houve algum efeito colateral.

Caso você utilize Python/Ruby, melhore verificar se o seu ambiente e atualizações estão todas onde deveriam.

 

E de volta a codificação, aqui o/

 

Acho que a cabeça de alguém rolou na Apple hoje. Hehe

 

, , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato