SOPA, PIPA, censura e o início da primeira guerra cibernética

segunda-feira, 23/01/2012 10:16 am  

Na semana passada em meio a toda uma discussão relacionada aos projetos de lei SOPA e PIPA nos EUA, na quinta-feira (19/01/2012), o governo dos EUA manda fechar o site de compartilhamento Megaupload e prende seu fundador. (Conforme o noticiado pelo site G1 e muitos outros).

 

Nesta mesma semana no Brasil o povo em sua grande maioria, falava de besteiras como “Luíza que está no Canadá”,  algum resquício da abominação “Ai se eu te pego – Michel Teló” (que ao que fui informado a origem dessa “música” é um funk), a falação do tal estupro ocorrido no BBB. Segue um resumo bem humorado feito pega galera no facebook.com/capenga da semanda no Brasil.

Um pandemonium iniciou-se com o fechamento do Megaupload. Em resposta imediata o grupo Anonymous inicou o que se considera o maior ataque hacker DDoS da história (wiki pt), ao menos que se tem notícia até hoje, atacando diversos sites, dente os alvos principais: fbi.gov, riaa.org, mpaa.org, universalmusic.com (sites que apoiam ao SOPA / PIPA), outras informações do ataque, link. Este ataque pode-se considerar o início da primeira guerra cibernética, em defesa da internet e contra o início da ditadura na internet. Como resultado os projetos de lei SOPA e PIPA foram arquivados, mas não comemore, pois a batalha ainda não acabou, os apoiadores do SOPA e PIPA tentarão criar novas leis com os mesmos princípios e levaram adiante para tentar tornar essas bizarrices em leis nos EUA. (Bom moramos no Brasil, mas algo aprovado lá, será copiado aqui.)

Autor da imagem: Fábio Vedovelli

Mais informaçóes sobre as ações do Anonymous : link.

 

Sem passar muito tempo, ainda neste domingo (22/01/2012), na calada da noite outros serviços de compartilhamento de arquivo foram “atacados” (intimidados), frente a isso, muitos deletaram muitos arquivos, que infligem ou talvez infligem as leis de direitos autorais, outros serviços passaram a suspender contas ou então bloquear o acesso vindo dos EUA. (Mais informações: Sunday Scare Tactics: Filesharing Services Are Going Down For US Customers).  

Hoje foi noticiado pelo Gizmodo BR : Filesonic para de compartilhar arquivos e Uploaded.to barra usuários dos EUA

Se você assim como eu é fã de animes e que os fansubs utilizam esses sites de compartilhamento, temos um gigantesco problema pela frente. Sendo que vários sites de animes já estão notificando a perda de vários arquivos, que estavam hospedados nesses serviços de compartilhamento de arquivos.

 

Temos um cenário atual, onde a internet como a conhecemos hoje, corre sérios riscos de sumir, e quem sabe a tão mal falada internet chinesa que censura quase tudo se torne realidade nas nossas vidas, tendo em vista estas atuais ações em nome da defesa dos direitos autorais…

 

Neste cenário vemos a necessidade de uma nova rede de compartilhamento de arquivos, mais eficiente e que seja blindada, para que não seja derrubada nem retirada do ar tão facilmente.

 

Estamos apenas iniciando 2012 e a quantidade de desastres (na internet) estão nos surpreendendo (negativamente) a cada dia… se continuar nesse ritmo, será um milagre a internet continuar existindo em 2013, isso se os Maias não acertarem na previsão do fim do mundo como o conhecemos hoje…

 

Atualizado:

se você ficou tranquilo ao saber quer a SOPA e PIPA foram arquivadas, não comemore, pois a situação ainda está feia…

Conheça os perigos da ACTA, a lei ainda mais perigosa que o SOPA e que entra em votação em breve (Via JovemNerd)

 

 

, , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato