NoSQL, mas o que é isso?

segunda-feira, 28/11/2011 1:25 pm  

Caso você trabalha com desenvolvimento de software, ambiente web, provavelmente tem ouvido e lido sobre esse tal de NoSQL, mas o que é, para que serve, quando usar, você sabe?

Atenção a explicação a seguir é a minha com relação ao assunto:

Antes de mais nada, o NoSQL é um novo modelo de base de dados, diferente do modelo relacional, que, creio eu é muito conhecido de todos os desenvolvedores de software, o NoSQL surgiu para suprir a necessidade de lidar com um volume de informações que podem ir muito além da que você consiga imaginar. Este é o cenário de redes sociais, exemplos clássicos nós temos o Twitter, Facebook e outras redes, onde a quantidade de informação gerada pelos usuários (essas redes que possuem milhões de usuários ao redor do mundo) possui um crescimento que as bases de dados relacionais não conseguem comportar.

O NoSQL surgiu já pensando em crescimento da informação armazenada e manipulada. As soluções de NoSQL que temos disponíveis hoje já vem por padrão com todo o conjunto de suporte para poder adicionar novos servidores (nodes) e comportar um crescimento dos dados a um custo muito menor do que a das bases relacionais. Esse crescimento é chamado de crescimento horizontal, onde basta adicionar novas máquinas e nessas bases NoSQL adicionadas como nodes da base e tudo pronto. Enquanto nas bases relacionais o crescimento é vertical, ou seja, é necessário aumentar o poder de hardware dos servidores (e este custo é alto), além do fato que a implementação de servidores escravos e nodes não são simples de adicionar e gerenciar, pois essas bases não foram projetadas para atender a esse nível de demanda.

 

Sei que não sou o melhor para explicar o respectivo tema, então vamos ao real objetivo do tema, segue alguns materiais interessantes para estudar quanto ao tema, segue estes excelentes postcats sobre o tema que apresenta uma boa visão e explicação sobre o assunto, do pessoal do Grok Podcast:
 

Episódio 45 – Repensando os bancos de dados – NoSQL – Parte 1 de 3

Episódio 46 – Repensando os bancos de dados – NoSQL – Parte 2 de 3

Episódio 47 – Repensando os bancos de dados – NoSQL – Parte 3 de 3

 

Links para mais informações do assunto:

Informações na Wikipedia Br

Comunidade Brasileira de NoSQL

Listagem das bases NoSQL existentes

Escalabilidade – Introdução ao NoSQL 1

Escalabilidade – Introdução ao NoSQL 2

Comparação das bases NoSQL (em inglês)

 

, ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato