Voltando ao mundo HTML+JS e agora?

sexta-feira, 25/11/2011 3:36 pm  

Não adianta chorar o leite derramado, depois que a Adobe lançou as últimas notícias vemos que o mercado indo de vez para o HTML5 e não adianta reclamar, daqui para frente mais projetos irão demandar conhecimentos em HTML5 (novas tags), Javascript e sobre as novidades do CSS3.

 

Voltando ao mundo HTML teremos que voltar inevitávelmente ao uso do Javascript, mas ao menos a boa notícia hoje é que diferente de anos atrás temos disponíveis boas bibliotecas javascript para nos ajudar na difícil tarefa de fazer uma aplicação (que tente) funcionar em todos os principais web browsers do mercado (Google Chrome, Mozilla Firefox e o temível IE)

 

Quanto ao Javascript, hoje pelo que tenho visto é quase impossível se falar em javascript sem associar ao JQuery, que ajuda muito a criar um código mais limpo e organizado e até podemos dizer, sofrer menos com o uso do javascript.

 

Sobre Javascript e JQuery recomendo os respectivos materiais para observar:

The JQuery Essentials

Aos que ficaram interessados pelo JQuery o @bielversallini  mandou uma dica muito boa de curso web de JQuery, o jQuery Air, também jQuery Fundamentals (versão em português).

 

jQuery Proven Performance Tips & Tricks, 2011

Confesso que desanimei ao ver esta apresentação, pois basicamente todos os recursos que gostei no JQuery são os mais lentos e recomendados para que não sejam usados a menos que não haja outra alternativa ou extremamente necessários.

 

jQuery & Responsive Web Design

Excelente dica de como projetar uma página/sistema que se adeque as dimensões disponíveis (por alguns este recurso é chamado de layout fuido/adaptativo). Como estou falando sobre layout recomendo olhar tambem o Knockout.js que possui recursos interessantes para auxiliar na definição da view.

 

Agora para falar a verdade mesmo o melhor material sobre desenvolvimento HTML+JS que vi que o autor foi real e sincero sobre o tema é o respectivo abaixo:

Taking JavaScript Seriously (feat. Backbone.js)

Como é dito nos slides, o javascript não é a melhor linguagem do mercado, ela foi escrita em 10 dias, possui muitas deficiências, mas temos que aprender pois não temos nenhuma outra opção.

Outro detalhe que me chamou atenção e achei muito útil foi a apresentação do Backbone.js como uma alternativa para suprir a necessidade de organizar o código em algo que tenta ser o mais próximo possível do MVC.

 

Mas e sobre arquitetura aplicações de larga escala? Bom recomendo observar este material abaixo, o qual indica as boas pratícas de mercado e atuais recursos disponíveis:

Large-scale JavaScript Application Architecture

Cheguei até esta apresentação através deste post.

Atenção este texto a seguir expressa minha opinião pessoal

Sinceramente esta apresentação foi o santo gral da agonia, pois para mim se trata de uma regressão tecnológica brutal, irei mudar esta minha opinião no dia em que, eu consiga ter uma arquitetura com um mesmo nível que possuo hoje com Adobe Flex + Swiz, como a descrevi neste post, quando este dia chegar (se é que vai) irei dizer que podemos então começar a pensar em utilizar o HTML+JS para soluções corporativas.

 

E vamos a luta, retornando ao velho mundo do HTML, por alguns chamados de revolucionário mundo do HTML5…

 

Outros materiais interessantes para ler: JavaScript Syntax / Advanced JavaScript / Javascript as a programming language / I’m Afraid of JavaScript / JavaScript MDN

, , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato