Minha opinião atual sobre a “Morte do Flash”

sexta-feira, 11/11/2011 8:15 am  

Nesses últimos dias a internet está virada em um caos depois dos boatos e anuncio da "Morte do Flash" (descontínuo do Flash Player para dispositívos móveis, leia-se smartphones e tables Android/RIM), todo um medo gerado pelo combo da notícia com a demissão de 750 funcionários da Adobe (EUA e Europa)

 

Minha real opinião é a seguir:

 

No mais, os projetos continuam, novos desafios estão surgindo, novas oportunidades de ganhar dinheiro continuam aparecendo constantemente, nada de mimimi, bora usar HTML5, e que tecnologia for…

 

Roubando a frase do @jandersonfc disse no final desse post: As tendências são suas aliadas

“Tecnologia, Ferramentas e metodologia são o meio, dinheiro no bolso é o fim”

 

Se você ainda está preocupado sobre a tal morte do Flash no mobile, recomendo ler o post: Adobe desiste do Flash Player plug-in para dispositivos móveis do @igorcosta e reflita no seu texto.

 

Agora se você já estava jogando a toalha achando que o Flash já era, se você estava fechando o "caixão", pode executar um rollback ai, pois ontem (10/11/2011) foi disponibilizado o novo Flash Player 11.1 e AIR 3.1. Tenha em mente que a plataforma Flash ainda terá um bom tempo de vida. Motivo banal pelo qual não irão conseguir matar o Flash, digo que talvez esse mundo mobile tenha até que readerir ao Flash : games, ainda mais agora com o novo suporte a aceleração gráfica e a 3D. Outro grande motivo, se "matarem" o Flash Player hoje haverá uma revolta mundial dos jogadores do jogos do Facebook e demais redes sociais, também sabemos que o HTML5 está a anos luz de distância da maturidade e capacidade do Flash Player atual, então o Flash Player não morrera.

 

Algo que eu tenho em mente, quando penso no assunto, eu lembro da mesma agitação que foi na época do Ajax, no final aqui estamos nós usando o Flash ao invez do Ajax para desenvolver sistemas robustos. O HTML5 para sites e algumas outras coisas até que já tem como utilizar, mas creio que vamos chegar na mesma situação que nos deparamos a alguns anos atrás e recorreremos a algo como o Flash que é mais robusto para desenvolvimento de sistemas.

Alguém me diz como é que eu faço uma arquitetura organizada, com pacotes no JavaScript?

Alguêm sabe se existe alguma maneira de trabalhar com IoC no JavaScript?

Fora outras questões para as quais não tenho resposta de como fazer usando HTML5 + JS + CSS3

 

Lembrando que a compatibilidade crossbrowser do HTML5 é um pesadelo [mobile] [web browsers teste] [demos teste]

Não estou dizendo que sou contra o HTML5, mas hoje ele ainda é muito imaturo para desenvolver, leia bem: sistemas

E como não devemos nos apegar a tecnologia alguma, muito menos rejeitar qualquer outra que o mercado está aderindo, recomendo o HTML5 Rocks para quem quizer estudar o HTML5.

 

No mais, não se desespere com as notícias que você lê na internet, mas mantenha-se sempre atualizado, pois quem escolhe que tecnologia você irá utilizar no próximo projeto, provavelmente será o seu cliente, pedindo se roda no iPad…

 

, ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato