Projeto Adobe ROME anunciado no Adobe MAX

domingo, 24/10/2010 2:56 am  

Enquanto alguns se questionam, se a plataforma Flash irá sobreviver frente ao HTML5 e ao mimimi do Steve Jobs (Apple) que é totalmente anti-Flash, o pessoal da Adobe mostra que não está para brincadeira…

 

Temos ai mais um excelente exemplo, no qual podemos ver o poderio avassalador da plataforma Flash.

Aonde trabalho essa semana passada (18~22/10/2010), surgiram questionamento sobre a possibilidade de criar aplicações onde o usuário possa ter mais liberdades de fazer basicamente o que quiser na interface. Bom esta aplicação que veremos neste post, responde com um belo SIM! Porém é importante lembrar que aplicações desse gênero custam $$$ e levam um tempo considerável para ser implementadas.

 

Mas chega de enrolação, vamos falar do que interessa aqui.

projectROME

Apresentando um preview público do projeto ROME, o qual é uma ferramenta de criação e publicação de conteúdo para virtualmente qualquer um.

 

É muito mais do que você sonharia de poder de mídia digital para expressar suas ideias. Caso você queira criar e interagir com um relatório, onde neste tenha vídeo, música, dividir suas apresentações com animações e interatividade, elaborar um ofício visual com gráficos feitos por você mesmo para enviar por e-mail, ou quem sabe projetar e publicar seu primeiro website para todo mundo ver. Mas não sabe por onde começar.

Hoje, a Adobe lhe apresenta uma prévia sobre o projeto ROME, o qual é uma ferramenta tudo em uma só, para criar e publicar conteúdo, utilizando-a de casa, trabalho ou na escola. Esta ferramenta é direcionada a qualquer um que queira adicionar o poder do vídeo, áudio, fotos, gráficos texto ou animações em qualquer tipo de projeto que tenha que criar em seu dia a dia – para materiais que serão impressos e apresentações para arquivos e websites. Você pode começar e finalizar tudo em um ambiente simples e criativo e você também poderá trabalhar com seus arquivos de basicamente qualquer lugar, pois o projeto ROME, possui tanto versão web, quanto uma versão instalável desktop.

O objetivo da Adobe em construir o projeto ROME, tão intuitivo e interativo, na qual a tecnologia não será um impe cílio e dor de cabeça para que você possa expressar suas ideias, com vídeo, áudio, fotos, gráficos, texto, ou animações. A interface é bem limpa e simples, ainda sim ela é bem poderosa. Por trás desse projeto está a tecnologia padrão da Adobe (plataforma Flash), a qual foi projetada e planejada para que você possa rapidamente e facilmente começar a utilizá-la. O projeto ROME é destinado para aqueles que diferente de nós, não são profissionais da área (ex.: designers), porém desejam e querem expressar suas ideias através de um meio mais poderoso, utilizando conteúdo digital.

Para uso no trabalho, tente criar um relatório multimídia, ou então uma apresentação para expor sua ideia causando impacto. Ou então, que tal criar seu primeiro website familiar, usando gráficos, fotos, som, vídeo e animação? Ou então, colaborar e compartilhar seus projetos com seus colegas, clientes, amigos e familiares, através do Adobe Acrobat.com, ou Google Apps, ou através das redes sociais como por exemplo, Twitter ou Facebook.

A Adobe está oferecendo um beta público do projeto ROME e está nos convidando para testar e saber o que achamos desse projeto. [http://rome.adobe.com]

 

Além dessa versão poderosa descrita acima, a Adobe também pensou e disponibilizou uma versão especial focada para educação: Projeto ROME Education.

 

Para professores, o pessoal da Adobe criou uma versão especial. No intuito de auxiliar e melhorara a experiência de aprendizado, criando um novo meio de ensino, para melhorar a comunicação, expressão das ideias e informações, através de meios mais engajados.

Você e seus estudantes pode utilizar o projeto ROME Education individualmente ou em um ambiente colaborativo, compartilhando arquivos entre os serviços integrados, como Google Apps ou Moodle, um sistema de gerenciamento de aprendizado, dentro ou fora de sala de aula.

 

Obs.:

– um último lembrete, o projeto ROME não foi criado em apenas 1 dia. O pessoal da Adobe pede a sua ajuda para melhorar ainda mais a ferramenta.

– Realizei um teste na ferramenta, ela solicita login e senha da Adobe, o qual é o mesmo que você usa quando precisa acessar algum serviço no site da Adobe.

 

A seguir um vídeo sobre a ferramenta:

Via: @leofranca5blogs.adobe.com

, , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato