Giroflex : aplicação multiscreen e multitouch screen

sexta-feira, 22/10/2010 1:22 am  

Eis um exemplo interessante de implementação de uma aplicação em Adobe AIR que se adapta a multiplas interfaces e possui um suporte a multi touch screen, resultado em uma aplicação bem legal…

Esta pode ser a melhor aplicação da atualidade multi-screen já vista. É uma aplicação totalmente deslumbrante e a história por trás desta aplicação é muito mais impressionante. Graças a plataforma Flash a empresa que desenvolveu esta aplicação que executa em multiplos dispositivos foi construída em tempo recorde.

A Giroflex é uma empresa líder em manufatura de móveis ergonômicos para escritório em seu país. Eles solicitaram para a Publicis Modem, que criassem uma aplicação para uma feira de negócios chamada de Orgatec na cidade Cologne, na próxima semana (24 a 30 de Outubor de 2010).

A aplicação precisava se adaptar a multiplas resoluções de tela. O que o cliente queria era, um microsite, uma aplicação multitouch para executar no HP TouchSmart 600 e a aplicação também deveria executar no Samsung Tab. Com esta aplicação seus respectivos visitantes no evento poderiam assim “experimentar” a nova cadeira de uma forma dinâmica e moderna, através dos computadores TouchSmart, representando assim o espírito da empresa. Todos os executivos de venda da Giroflex no evento terão em mãos um Galaxy Tab para mostrar a seus clientes seus produtos através da mesma aplicação. A escolha da plataforma Flash foi um tanto óbvia para atender a necessidade deste cliente.

Graças a plataforma Flash o time da Publicis Modem, liderado por Marcel Vogt e Tiago Dias foi capaz de desenvolver esta aplicação que executa um microsite no browser e uma aplicação stand-alone para os computadores TouchSmart e Samsung Galaxy Tab e qualquer outro dispositivo Android. Em apenas 2 semanas e meia eles criaram uma aplicação em Adobe AIR (AS3) a qual é multi-idiomas, rica, de fácil uso e intuitiva com uma base de dados local em SQLite, além de suportar multitouch.

Eles começaram o desenvolvimento da solicitação do seu cliente a partir do microsite, construído utilizando um framework AS3 próprio da empresa. Toda a interface é customizável através de arquivos XML. Eles finalizaram o microsite em apenas 1 semana e meia. Então quando o microsite estava finalizado, eles apenas precisaram adicionar o suporte para multitouch e efetuar uma melhora nos gráficos e no layout da aplicação, para que a mesma se ajustasse a resolução de tela do Samsung Galaxy Tab e dos computadores TouchSmart. Como um adicional eles quiseram ver como é que a aplicação se comportaria em um smartphone HTC Desire. O que consumiu apenas 2 horas para realizar o ajuste.

Para efetuar a publicação da aplicação no Android (Samsung Galaxy Tab e HTC Desire) a empresa contou com a ajuda do Package Assistant application(criado por Serge Jespers) para criar os APKs.

Caso você esteja pensando em desenvolver algo em Adobe AIR e publicar no Android recomendo olhar esta aplicação, creio que irá lhe ajudar.

Este excelente exemplo de aplicação foi construído com a plataforma Flash para criar uma aplicação que executasse e se ajustasse a múltiplas resoluções de tela.


Via: Serge Jespers


A segui vídeos mostrando a aplicação nos dispositivos:


Samsung Galaxy Tab

 

HP TouchSmart

 

HTC Desire


, , , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato