Meu Ubuntu 10.10

quinta-feira, 14/10/2010 11:53 pm  

Escrevendo um post apenas para publicar uma ScreenShot do meu Ubuntu 10.10 e comentar algumas costumizações básicas que fiz…

Site do Ubuntu

 

No meu caso instalei no meu notebook anterior um HP DV6 AMD Turion X2 64-bit / 4 GB RAM / 160 HDD / vídeo GForce 64 MB, como este note é um 64-bit, instalei a versão Ubuntu 10.10 64-bit.

Neste [link] tem um vídeo que mostra a instalação do Ubuntu 10.10.


*Obs.: no meu caso durante a instalação não habilitou a rede wireless, apenas após o termino da instalação que me disponibilizou a opção para selecionar uma rede wireless. Mas nessa versão, diferente da anterior, não tive a necessidade de primeiro conectar o Ubuntu na internet via cabo para achar e instalar o drive para a wireless.


Com o Ubuntu instalado e funcionando na minha rede local, hora de customizar.


Customizações

Primeira coisa que fiz, foi alterar a disposição dos botões que no Ubuntu ficam nas janelas localizados a esquerda, algo que devido a muito tempo usando o Windows e demais aplicações, minha mente está acostumada com os botões na direita, o que me gerou muito desconforto visual, mas alterar essa configuração é bem simples, para isto siga os passos:

1. pelo teclado pressione as teclas: Alt + F2

2. na janelas, no campo digite: gconf-editor

3. na nova janela que abrir, na árvore de opções a esquerda, selecione o item: apps > metacity > general

4. com isto na direita irá listar as opções, localize a opção: button_layout e altere para: :minimize,maximize,close

Feito isso os botões das janelas no Ubuntu estarão na direita agora. [Dica do post do MeioBit para o Ubuntu 10.04]


Outra customização que realizei foi quanto ao teclado padrão, como a instalação padrão do Ubuntu 10.10 em português habilita por padrão um layout chamado: Brasil e este não possui acentuações, tive que alterar. Sendo o layout deste note teclas no padrão EUA Internacional, então alterei o layout para EUA Internacional com Acentuação com isto agora o teclado está ajustado.


Outra configuração que fiz apenas por que gosto, é alterar a do terminal, para ficar com letras verdes, fundo preto com um pouco de transparência.


Softwares / Aplicativos

Com as configurações básicas realizadas, hora de instalar os softwares:

Obs.: todas as aplicações instaladas efetuei pelo: Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu

BrOffice : fato, o Ubuntu já vem com o OpenOffice 3.2 nativamente, por[em quiz alterar o OpenOffice para o BrOffice, o que fiz? Simplesmente usando o Central de Programas do Ubuntu, no campo para procurar as aplicações, digitei BrOffice, então cliquei em instalar. O Ubuntu inteligentemente removeu o OpenOffice anterior substituindo pelo BrOffice sem ficar algo do anterior (pelo menos pelo que olhei não achei vestigios do OpenOffice hehe)


Todas as demais a seguir realizei a instalação, procurando e instalando pela Central de Programas do Ubuntu:  RAR, 7Zip, Gimp

Docky: sugestão do @Fabiogoll que é aquele formato de doca de ícones/aplicações assim como existe no Mac OS X

computertemp: aplicação para monitorar a temperatura do notebook, no caso processador e HDD


Por enquanto é assim que está o Ubuntu 10.10 por aqui. 😀

, ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato

  • http://erkobridee.com erko

    hehe calma recem formatei o note e instalei o ubuntu, ainda tenho q ajeita ele para dev, pretendo ver Ruby e Flex no Ubuntu 😀 e se possivel quero escrever alguns posts, pelo menos é a ideia atual 😀

  • Nati (esposa do Max)

    Oi Erko, eu instalei o Docky… e ficou lindão meu Ubuntu 😀 Ficou muito legal… valeu a dica!