[ Flerry ] Adobe AIR 2 conversando com Java local em AMF via NativeProcess

quarta-feira, 21/07/2010 2:40 am  

Um post interessante, como integrar sua aplicação Adobe AIR 2 a uma aplicação Java para ampliar as funcionalidades e acesso de hardware da sua aplicação AIR, tudo isso através da nova funcionalidade NativeProcess do AIR 2.0.


Este post surgiu da necessidade de desenvolver um aplicativo multi-plataforma  (Windows, Linux e Mac) onde eu tenho a necessidade de acessar mais informações de hardware do que tenho acessível pelo Adobe AIR, então sabendo do novo recurso chamado NativeProcess do Adobe AIR 2.0, o qual me permite acessar um processo nativo na máquina, parti para esta linha a procura de uma solução que me atenda a necessidade.


Visão geral de como funciona o NativeProcess


A primeira vista: caramba esse recurso do NativeProcess é bom demais, até esse momento eu estava apenas vendo os tutoriais, vídeos e apresentações do assunto, então quando fui colocar a mão na massa…

A segunda vista: nem tudo são rosas, o esquema de NativeProcess funcionam muito bem, entretanto, achei ele um tanto limitado, pois tenho que fazer um executável do respectivo Sistema Operacional que quero e chamar pelo NativeProcess a execução deste executável. Mas eu quero é usar o java… como faz?


Então me deparei com a imagem em uma apresentação:

Onde mostra uma nova funcionalidade do Adobe AIR 2.0, que você pode “amarrar” sua aplicação a a um sistema operacional. Bom no caso do Android não temos muito o que fazer por hoje, visto a limitação de hardware, então é um caso a parte, porém para os demais SO, não vejo em meu caso um motivo justificável para criar esses instaladores e atrelar meu aplicativo a um aplicativo nativo do SO.


Por curiosidade, os comandos para gerar estes instaladores nativos são:

Lembrando que o adt fica no diretório /bin da instalação do SDK do Adobe AIR.

Exemplo de linha de comando:


adt -package -target native <nome e diretório de saída> <nome e diretório do arquivo .air>


Exemplos:


Windows:

adt -package -target native C:\AIRSamples\AIRSample.exe C:\AIRSamples\AIRSample.air


Mac:

adt -package -target native C:\AIRSamples\AIRSample.dmg C:\AIRSamples\AIRSample.air


Linux:

adt -package -target native C:\AIRSamples\AIRSample.rpm C:\AIRSamples\AIRSample.air


Calma nem tudo está perdido! na próxima página tem mais…

Página: 1 2

, , , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato