O futuro : Hidrogênio

terça-feira, 10/03/2009 12:01 am  

A representação do hidrogênio

Símbolo: H

Número atômico: 1

Peso atômico: 1,007

[Wiki Pt]

 
Hoje em dia, falar de energia limpa (green energy) e acabar não falando do hidrogênio é quase impossível, este elemento, mais especificamente (H2), vem sendo considerado como o combustível do futuro, o qual pode ser encontrado em grande quantidade na natureza… hum, está pensando onde? A resposta é “água”, que sua composição é H2O.
 
O hidrogênio é um tipo de combustível que pode ser armazenado, de maneira, teoricamente um dia, mais eficiente que a energia elétrica, nas atuais baterias e capacitores.

 
Mas como é que esse tal de hidrogênio, que pode ser usado como “combustível” é gerado?
 
Bom se estamos falando de hidrogênio a partir da água, que contém muito hidrogênio, o processo é chamado de eletrólise [wiki pt] [eletrólise da água | Inglês].

 
Usar a água para gerar o combustível, não vai acabar com a água? [ Esta pergunta é um verdadeiro mito relacionado ao assunto ] Não, não irá acabar com a água, pois a partir do momento que o hidrogênio for utilizado para gerar energia ele é novamente fundido com o Oxigênio, resultando novamente água.
 
Então, vimos ali, uma das formas mais difundidas de como gerar o hidrogênio, mas como é que se gera energia?
 
Temos 2 alternativas:
 
1. Queima: assim como um gerador movido a gás, podemos utilizar o gás hidrogênio gerado, como combustível, isto também serviria se, por exemplo, você tiver um carro adaptado a gás e ao invez de colocar GNV, carregar com hidrogênio (embora isso não seja recomendável, pois o tanque para GNV não foi projetado para hidrogênio, porém vai funcionar, fora que o hidrogênio possui uma combustão muito superior e melhor que o GNV).
 
2. Usar uma célula combustível: que é um dispositivo, que através de uma reação química funde o hidrogênio com oxigênio, gerando como produto desse processo, energia elétrica.
 

Anodo(en|pt) | Catodo(en|pt)

Eletrólito(en|pt)

Solid oxide fuel cell (SOFC)

 

 

Página: 1 2 3 4 5 6

, , , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 500 post(s).


Entre em contato

  • Alex

    Sei que o processo de hidrolise da água é o mais eficiente para se obter hidrogênio, gostaria de saber como é feito esse processo, ques equipamentos se usa para se obter e qual o procedimento?

  • Bruna

    Esse prosseso da Eletrólise da Agua e muito enteresante gostei muito de trabalhar com esse tema,mas sera que isso ajudara no futuro?

  • adailton

    tem como usar o hidrogenio no lugar da gasolina muito simples pega a bateria do seu carro um copo de agua que caiba uns 2 litros dois pedaços de inox dois fios e agua e bicarbonato de sodio ai voce pergunta como funciona simple mergulhe os dois pedaços de inox na agua as duas chapas tem que estar bem proximas mas nao em contato adicione na agua bicarbonato ligue o fiu negativo em uma das placas de inox e o positivo na outra lembre se de nao deixalas tocar uma na outra ai ligue a bateria espere 4 segundos voce vera bolhas que sao o hidrogenio gas combustivel que nao mata o planeta vlw e ate mais.