Como funciona uma turbina de jato

sexta-feira, 27/02/2009 1:14 am  

Uma turbina daquelas aviões comerciais, ou mesmo de um caça, como será que funciona? Você também já pensou isso alguma vez? Se já e não sabia da resposta atá agora, neste vídeo tem a explicação ( tudo bem, o vídeo está em inglês, quem entendo um pouco de inglês irá aproveitar melhor, mas quem  não entende muito inglês vendo a animação terá uma pequena noção de como é que funciona )

O motor (o que chamamos ao todo no popular de turbina) é composta basicamente por 4 partes:

1 – Compressor:

O compressor tem 2 trabalhos, captar o ar externo da aéronava e comprimir o ar, que é injetado no combustor. O compressor é composto por um conjunto de hélices.

2 – Combustor:

No combustor o ar é injetado em altíssima pressão, onde é misturado com o combustível para efetuar a queima, gerando energia. É aonde acontece o BUUM (barulho). O gás resultante da combustão em alta pressão é jogado na turbina ( aquelas hélices em laranja no vídeo ).

3 – Turbina:

O gás em alta pressão, faz com que a turbina se movimente, com isto faz com que o avião se desloque. Parte da energia gerada pela rotação das hélices da turbina é direcionada para o compressor.

4 – Exaustor:

Finalmente o gás em alta pressão, depois de passar pelas hélices da turbina é ejetado pelo exaustor do motor, e finalmente também esse gás em alta pressão impulsiona para frente o jato.

No geral um motor(Tubina) de jato tem um conjunto de hélices que suga o ar, comprime, joga na câmara de combustão, que efetua a queima do combustível, que aumenta a força cinética do gás, que por sua vez movimenta a hélice da turbina, a qual converte este movimento cinético em energia, sendo parte desta destinada para o compressor e finalmente ejeta o gás da queima do combustível.

suga o ar > comprime > queima combustível > gera mais gás > movimenta turbina > gera energia > ejeta/exauri o gás produzido pela combustão.

Ajudou na compreensão? =]

Agora pode-se dizer que você tem uma melhor noção de como que funciona uma turbina de jato.

 

Página: 1 2

, , , , , ,

Este post foi escrito por:

- que escreveu 499 post(s).


Entre em contato

  • http://www.edsonhilios.com.br Edson Hilios

    Termodinâmica é uma das matérias mais legais de um curso de Engenharia… tudo isso pra gerar presão, se você parar pra analisar o conceito é super simples, apenas um jogo de bocais de diferentes diâmetro, pás para recolher energia do ar.

    Alias gostei do blog, e da parte de Flex dele. Abs

  • Francisco Lustosa

    Muito bom,bem explicado,porem eu tenho curiosidade de saber como sao lubrificados os rolamentos,retentores entre outros,rsrsrs.Abraço.

  • Luciano Acioli

    soh um comentário, a queima do combustível não “gera mais gás” ele apenas o expande para poder movimentar a hélices…
    mas o sistema está muito bem explicado
    parabéns